(Full-Virtualization - Xen da Citrix)
XenServer da Citrix. IMPORTANTE: sempre habilite no SETUP da BIOS os recursos do processador relacionados a virtualização. Nos processadores AMD esse recurso chamada AMD-V e na INTEL chama-se VT-X. Na verdade esses recursos são intruções de máquina (primitiva) inseridas dentro do processador da mesma forma que as intruções aritméticas (soma, subtração etc), lógicas (and, or etc), intruções de controle (read, write, UC etc), instruções de ponto flutuante (precisão etc) são.
Comandos úteis.
# xe vm-param-set uuid=e48ecdf6-7151-69e0-15eb-f60534516099 HVM-boot-policy="BIOS order" HVM-boot-params:"dcn" (configura os paramentro relacionados a ordem de boot da máquina virtual que tem o uuid igual "e48ecdf6-7151-69e0-15eb-f60534516099". O "dcn" significa d=disk, c=cdrom e n=network)
# xe vm-param-remove uuid=e48ecdf6-7151-69e0-15eb-f60534516099 param-name=HVM-boot-params param-key=order (remove parametros relacionados ao boot)
# xe vm-param-set uuid=e48ecdf6-7151-69e0-15eb-f60534516099 HVM-boot-policy="" HVM-boot-params:"" (idem)
# xe vm-param-list uuid=e48ecdf6-7151-69e0-15eb-f60534516099 | grep HVM-boot ()
# xe sr-list (mostra informações sobre os discos físicos das máquinas físicas. Esses discos podem ser IDE, SATA, Storage etc)
# xe sr-list params=uuid,name-label (idem, só que especificando quais informações serão mostradas)
# xe sr-param-list uuid=3187d31a-e30d-2480-54fd-63e5c61ac166 (mostra informações de um disco físico em específico, inclusive mostra os uuid dos discos virtuais. O paramentro relacionado aos discos virtuais é o "VDIs")
xe vm-list (lista as máquinas virtuais
xn list (ver: idem)
xentop
xe host-list hostname=[TAB] (mostra os HOST do POOL)
Aumentar memória RAM do "dom0" (Sistema Operacional real / máquina física) no XENServer
# source /etc/xensource-inventory (executa o arquivo linha a linha)
# xe vm-param-get uuid=$CONTROL_DOMAIN_UUID param-name=memory-target (mostra a quantidade de memória RAM atual reservada para o "dom0")
# xe vm-param-get uuid=$CONTROL_DOMAIN_UUID param-name=memory-static-max (mostra a quantidade de memória RAM atual reservada para o "dom0")
# free -b (mostra a quantidade de memória RAM atual que é a mesma mostrada anteriormente)
# vi /boot/extlinux.conf (modifique nas linhas todos os valores do "dom0_mem" para o valor desejado, por exemplo, "2940M". Por padrão ele é "752M")
# vi /etc/xensource-inventory (modifique o valor do parâmetro "DOM0_MEM" para o valor desejado, por exemplo, "2940". Esse novo valor deve ser igual ao valor definido no arquivo anterior. Por padrão ele é "752")
# init 6 (é necessário reiniciar)
# source /etc/xensource-inventory (executa o arquivo linha a linha)
# xe vm-param-get uuid=$CONTROL_DOMAIN_UUID param-name=memory-static-max (mostra a quantidade de memória RAM atual reservada para o "dom0")
# dom0_mem_max=`xe vm-param-get uuid=$CONTROL_DOMAIN_UUID param-name=memory-static-max` (colocar o valor da linha anterior em uma variável chamada "dom0_mem_max")
# echo dom0_mem_max=$dom0_mem_max (exibe o valor/conteúdo dessa variável "dom0_mem_max")
# xe vm-memory-target-set uuid=$CONTROL_DOMAIN_UUID target=$dom0_mem_max
# free -b (veja que a memória aumentou)
# free -m (idem)
# cat /proc/xen/balloon
EXTRA # xeninfo host-total-mem (total de memória RAM que o XENServer consegue enxergar)
# xeninfo xen-commandline (parâmentros do Kernels que está sendo utilizado. São os mesmos parâmentros que estão no arquivo "/boot/extlinux.conf")
xe host-list hostname=[TAB] (mostra todos os HOST do Pool)
Aumentar quantidade de CPU do "dom0" (Sistema Operacional real / máquina física) no XENServer
# cat /proc/cpuinfo | grep processor (quantidade de CPU que o XENServer usa para gerenciamento)
# vi /boot/extlinux.conf (modifique nas linhas todos os valores do "dom0_max_vcpus" para o valor desejado, por exemplo, "6". Por padrão ele é "4")
# vi /etc/sysconfig/unplug-vcpus (modifique o valor do parâmetro "NR_DOMAIN0_VCPUS" para o valor desejado, por exemplo, "6". Esse novo valor deve ser igual ao valor definido no arquivo anterior. Por padrão ele é "4")
# init 6 (é necessário reiniciar)
# cat /proc/cpuinfo | grep processor (quantidade de CPU que o XENServer usa para gerenciamento)
# xentop
EXTRA
Páginas Interessantes
http://xenserver.org/open-source-virtualization-download.html (conversion manager, ISOs etc)

Referências Bibliográgicas